Nuno Prospero dos Santos

Mens Agitat Molem - "Mind moves Matter"

Serviço de alertas de encomendas dos CTT

Um serviço muito simples para acompanhar o estado das encomendas, através de avisos por email:

https://www.trackingencomendas.com/

O que faz?

Envia um alerta por mail quando há mudanças de estado na encomenda.

Ok, e qual a vantagem disso?

Não há necessidade de consultar periodicamente o site oficial dos CTT.

De onde vem a informação da encomenda?

Do próprio site dos CTT. A responsabilidade dos conteúdos é dos correios.

É gratuito?

Sim, totalmente gratuito.

E o que os CTT ganham nisto?

Bem… bastante – os utilizadores do serviço de encomendas ficam mais satisfeitos e continuam a usar os CTT em vez de uma transportadora com um sistema de tracking de jeito… Na minha opinião, isto devia fazer parte do site dos CTT, pois aumenta substancialmente a experiência de utilização dos serviços postais. Como o site oficial não tem isto, montei este script para uso próprio e agora partilho com todos.

E o que fazem ao meu email?! Tenho medo…

Serve apenas para enviar os alertas por mail (em média, um por dia, caso haja alterações significativas na encomenda, até um máximo de 3). Se tem algum receio, utilize uma conta de email temporária para experimentar. Caso se arrependa a meio, tem forma de desligar o alerta.

E tem saída?

Imensa. O site tem milhares de visitantes diários e tenho recebido imensos mails com feedback excelente.

Futuro?

Hum… alguém tem ideias? :)

Disclaimer: não tenho qualquer ligação aos CTT. Sou um utilizador intensivo dos serviços dos correios nacionais daí ter partilhado este site. Qualquer dúvida específica relacionada com entregas, é melhor contactar os correios.

EDIT (29 Dez 2011) – Este Natal fui surpreendido por dois utilizadores do site (Carlos F. e Cristina G.) que me ofereceram um valor simbólico via paypal, como prenda de Natal. Fiquei sensibilizado pela atitude e por perceber que este site é útil a muitas pessoas. Quem quiser seguir o exemplo, é só clicar em Donate e seguir as instruções do paypal. Obrigado a todos!

Next Post

Previous Post

50 Comments

  1. Pedro Serrano September 14, 2012

    muito bom. obrigado

  2. Jorge Dinis Telo Nóbrega September 17, 2012

    Boa tarde, é muito positivo esta ferramenta,mas permitem-me fazer uma:
    Sugestão alem dos elementos disponibilizados acrescentar a morada do destinatário,
    julgo muito pertinente este elemento para fazer um rasteiro da encomenda da melhor forma possível.

  3. Dinis September 17, 2012

    A++ 100% satisfeito
    muito obrigado

  4. Antonio Mendonca September 17, 2012

    Já comentei aqui a utilidade deste sistema/site, mas não me canso de elogiar o mesmo. Simples, rápido,pratico e funcional. Uma bofetada sem mãos aos Srs. dos CTT que ganham centenas e nada fazem. Este Sr. sem nada receber em troca, criou um sistema excepcional.
    Pede sugestões? Sim . gostaria de ver uma APK para Android. Ou será que já há e eu ainda não a descobri? Parabens mais uma vez. 

  5. Pedro Bettencourt September 20, 2012

    Serviço 5 estrelas!!!
    É muito practico!
    Recomendo!

  6. Candido Santos Barros September 21, 2012

    Nuno

    Recebido e em ordem, obrigado.

    Bom fim de semana

    Barros    

  7. José Gonçalves September 21, 2012

    Boa tarde.
    Recebi a encomenda pelas 10,00 horas e a mensagem pelas 17,00 horas,já tinha a encomenda e no site ainda não tinha saído de Lisboa.
    Quanto ao resto tudo bem.
    Gonçalves.

  8. Antonio Mendonca September 21, 2012

    Caro José Gonçalves, não estou de maneira nenhuma a defender o autor do projecto (nem o conheço sequer) sou um simples utilizador do sistema e com o qual me sinto muito satisfeito.
    Quanto a sua situação, tenho a informar que o Administrador do site (conforme o mesmo informa) não ´dono do controle interno dos CTT. Ou seja, ele (o sistema) somente envia alertas, após o site dos CTT disponibilizar a informação On-Line. Se os CTT não descarregarem no seu Site a informação, se o Item, é entregue (ou as várias tentativas de entrega) o site em referência, não pode dar alguma informação. Este é um sistema que gera em torno e (ao comando) do que os CTT já têm. Simplesmente o dos CTT só dá a recepção, aviso de entrega e/ou recusa e reexpedição e não alerta via mail. Este site além de seguir quase passo a passo a encomenda e ir informando via mail, dá a informação final que a mesma foi entregue. Leva-me a crer que a sua critica, tenha sido construtiva. De outro modo não poderia ser, dado que além de ser um serviço gratuito (o qual muito agradeço) também não tem como fazer milagres onde eles não existem. espero que não leve a mal este reparo, mas por vezes as pessoas não estão bem dentro do funcionamento dos sites (nomeadamente este) e incorrem em erro de imputar culpas (salvo seja) a quem não as tem. Ao autor que penso chamar-se Nuno Prospero os meus parabéns e continue até que o deixem, com o excelente trabalho.

  9. Anonymous September 24, 2012

    como sempre 5 estrelas muito obrigado

  10. Alexandre September 24, 2012

    Prático e útil.

  11. Dinis September 25, 2012

    Muito obrigado, serviço A++ muito eficaz.

  12. Nuno Malta September 25, 2012

    Obrigado,muito prático e útil.

  13. Anonymous September 26, 2012

    Foi muito bom seguir a minha encomenda.
    Gostei.
     

  14. Gonçalves September 26, 2012

    Dsta vez só posso dizer bem, fui informado atempadamente,e tudo correu da melhor forma, dou o meu voto positivo.

  15. Pedro September 26, 2012

    100% eficaz e funcional. Transmite segurança… Gostei bastante!

  16. Elisete Correia September 27, 2012

    muito bom a minha encomenta chegou em segurança

    obrigada

  17. Maria Clara Oliveira September 28, 2012

    Ex. mos srs.
    Acho muito útil o vosso serviço. No entanto, no meu caso, que enviei uma encomenda para o Brasil, consegui seguir o seu percurso até sair de alfandega no Rio de Janeiro, depois não recebi outra informação a não ser a da entrega. Ou seja, do dia 20 até ontem, não tive noticia alguma. Não obstante, a encomenda chegou bem e dentro do prazo.
    Obrigada!

  18. Borralho September 28, 2012

    Muito útil. Informação pormenorizada do percurso das encomendas.

  19. Bruno October 2, 2012

    Myuto útil, e de confiança….gostei….

  20. Pedro October 2, 2012

    o serviço foi muito útil.
    obrigado. 

  21. João Paulino October 2, 2012

    Exelente aplicação. Ainda por cima foi feito sem qualquer fim de publicidade ou monetário. 5*
     

  22. Carlos Mendonça October 3, 2012

    Tenho utilizado este serviço que tem sido bom e sempre dei os parabens, ultimamente infelismente a informação tem vindo atrazada já eu tendo a encomenda em meu posse e sem saber se era entrrgue nesse dia , lamento que tenham piorádo infelismente, espero que melhorem, obrigado.

  23. Dário Monteiro October 4, 2012

    Ferramenta muito útil.

  24. flaviano silva October 4, 2012

    boa tarde este serviço tem sido muito utíl só que desta vez as informações do estado da encomenda veio com um dia de atrazo ou seja quando chegou informação que a encomenda tinha sido entregue já se tnha passado um dia. cumprimentos flaviano silva

  25. jose lemos October 4, 2012

    Só deu para ver que a encomenda já tinha saido,  o estino, 
    só depois de receber em casa a encomena é que apareceu recapção .

    a minha opnião é que não foi  util

  26. Antonio Mendonca October 4, 2012

     Sr. Flaviano Silva e Sr. José Lemos (ja várias vezes venho aqui em abono ao autor do projecto).  Nem sequer o conheeeço, mas acho a ideia muito util e nunca me deixou ficar mal. Mais uma vez repito para os mais destraidos, que o sistema não é totalmente obra do Nuno Prospero. Eele está sempre dependente da informação que os CTT lhe fornecerem. Se os mesmos não derem a informação, ela não chega ao servidor onde esta ospedado o projecto, logo acho um pouco ingrato os comentários desvalorizadores. Acho sim que s edeixem comentarios favoráveis no sentido de o mesmo perante as entidades competentes poder melhorar o serviço. Lembrem-se  “NADA MAIS PREJUDICIAL A QUEM TRABALHA, QUE AQUELE QUE NADA FAZ” Ele não está a cobrar nada pelo serviço. assim sendo, caso não gostem do serviço , a unica coisa que têm a fazer é unica e simplesmente abandoná-lo e não criticar (ou a criticar, que sejam construtivas e não dstrutivas) Afinal para destruir, já temos otanta gente e poucas a contribuir para o Progresso.  Parabens Nuno e continue com o excelente projecto.

  27. Francisco Santos October 4, 2012

    Adorei este sistema, assim pode-se controlar tudo ao pormenor sem haver dúvidas

  28. flaviano silva October 4, 2012

    srº antonio mendonça o comentário que fiz não é de maneira nenhuma para criticar os serviços mas para dizer o que aconteceu ainda por mais a mensagem nem sequer é dirigida ao senhor e como eu referi foi uma situação para mim unica mas nem por isso disse que este serviço não é de grande utilidade, e de louvar o autor do projeto, por isso agradeço ao senhor antónio mendonça que se limite a apresentar as questões dele e não criticar a dos outro.

  29. Antonio Mendonca October 4, 2012

    Olá Sr. Flaviano Silva, se o ofendi, peço publicamente desculpa, não foi essa a intenção. Alertei simplesmente para o facto de muitas pessoas não saberem que o autor deste projecto, não é responsável, pela informação gerada. Ele simplesmente é (um mensageiro) daquilo que os CTT disponibilizam. Se os funcionários dos CTT, de cada vez que uma carta ou encomenda passa num posto dos CTT,não passar no Scanner, para descarregar a informação, ela não chega ao site dos CTT e por conseguinte a este. Não quiz repito de maneira nenhuma ofendê-lo nem recriminá-lo, mais uma vez peço as minhas desculpas pelo azedume dos meus comentários. Bom feriado.

  30. nuno October 5, 2012 — Post Author

    Caríssimos, obrigado pelo vosso feedback!
    @Flaviano – sim, tem havido alguns atrasos. Tal como o Sr. António Mendonça explicou, esta informação depende do site dos CTT, pelo que os atrasos que eles têm no sistema de cadastro de encomendas fazem com que os emails de alerta sejam gerados mais tarde que o suposto.
    Espero que esta situação melhore.
    Obrigado!
    — Nuno P S

  31. flaviano silva October 5, 2012

    bom dia amigo Nuno fico agradecido pela disponibilidade em responder, o serviço que o amigo está a fazer é de extrema utilidade para todos nós o que eu comentei tem como finalidade ver se os ctt passam os olhos nestes comentários e melhoram eles os serviços até porque só assim se consegue desmascarar os maus funcionamentos, bem haja por todo o trabalho que tem tido pois é uma obra digna de louvor.Cumprimentos flaviano silva
    ps: amigo mendonça um bom feriado e fim de semana tambem para si.

  32. Norberto October 8, 2012

    Recebo os mails depois, de eu próprio os ter consultado. Por vezes recebi encomenda e só depois recebo que tá em distribuição, lol

  33. Francisco Sá October 12, 2012

    Serviço 5*

  34. Luis Lacerda October 12, 2012

    Fantástica! Muitissimo boa! Esperava uma encomenda vinda por DHL da Alemanha. Ora o serviço regular DHL na Alemanha corresponde ao nosso CTT e tambem são os CTT que processam e entregam essas encomendas em Portugal. Não sabia disso e quando procurava a encomenda na pagina da DHL Portugal aparecia-me que o nº de registo era desconhecido. Liguei para a DHL Portugal e foi quando me explicaram então que para envios regulares deveria tratar com os CTT.

    E foi aí que descobri esta pagina, que me deu para controlar o avanço da encomenda, e que mais uma vez adjectivo de fantastica.

    Nota: O alerta por email está com um desfasamento importante relativamente à hora de cada ocorrência. Nada de grave.

  35. Helena October 12, 2012

    Há talvez mais de um ano que utilizo este serviço regularmente, como tal considero-o imprescindível. Agradeço ao/aos responsáveis o excelente desempenho.

  36. José October 15, 2012

    Muito Bom.

  37. Fábio October 16, 2012

    5*****

  38. Gonçalves October 16, 2012

    Funcionou muito bem.

  39. Anonymous October 17, 2012

    como sempre muito prestavel.muito obrigado

  40. Anonymous October 17, 2012

    como sempre 5 estrelas

  41. Laura Amorim October 18, 2012

    Exclente, o que faltava aos nossos CTT para funcionarem como USPS. Actualzação da entrega ao minuto, no meu caso. Obrigado.

  42. Anonymous October 22, 2012

    impecável como sempre.muito obridado

  43. Anonymous October 22, 2012

    muito eficaz obrigado

  44. Candido Santos Barros October 23, 2012

    Caro Nuno

    Uma vez mais satisfeito, obrigado.

    Um abraço

    Barros

  45. Donato Macedo October 24, 2012

    Muito útil. Obrigado.

  46. Donato Macedo October 24, 2012

    Foi muito útil. Obrigado

  47. elisabete October 24, 2012

    Fou muito útil!

    obrigada!

  48. Regina October 26, 2012

    muito util.

  49. Mário Campilho Gonçalves Pereira October 29, 2012

    Fiquei surpreendido com a eficácio do serviço prestado que me foi de grande utilidade. Parabens , pois,

    pela competência demonstrada.

    Mário Gonçalves Pereira   

  50. Luis October 30, 2012

    5* Mesmo !! Os site dos ctt percisava de igual !!

Leave a Reply

© 2024 Nuno Prospero dos Santos

Theme by Anders Norén