Nuno Prospero dos Santos

Mens Agitat Molem - "Mind moves Matter"

Serviço de alertas de encomendas dos CTT

Um serviço muito simples para acompanhar o estado das encomendas, através de avisos por email:

https://www.trackingencomendas.com/

O que faz?

Envia um alerta por mail quando há mudanças de estado na encomenda.

Ok, e qual a vantagem disso?

Não há necessidade de consultar periodicamente o site oficial dos CTT.

De onde vem a informação da encomenda?

Do próprio site dos CTT. A responsabilidade dos conteúdos é dos correios.

É gratuito?

Sim, totalmente gratuito.

E o que os CTT ganham nisto?

Bem… bastante – os utilizadores do serviço de encomendas ficam mais satisfeitos e continuam a usar os CTT em vez de uma transportadora com um sistema de tracking de jeito… Na minha opinião, isto devia fazer parte do site dos CTT, pois aumenta substancialmente a experiência de utilização dos serviços postais. Como o site oficial não tem isto, montei este script para uso próprio e agora partilho com todos.

E o que fazem ao meu email?! Tenho medo…

Serve apenas para enviar os alertas por mail (em média, um por dia, caso haja alterações significativas na encomenda, até um máximo de 3). Se tem algum receio, utilize uma conta de email temporária para experimentar. Caso se arrependa a meio, tem forma de desligar o alerta.

E tem saída?

Imensa. O site tem milhares de visitantes diários e tenho recebido imensos mails com feedback excelente.

Futuro?

Hum… alguém tem ideias? :)

Disclaimer: não tenho qualquer ligação aos CTT. Sou um utilizador intensivo dos serviços dos correios nacionais daí ter partilhado este site. Qualquer dúvida específica relacionada com entregas, é melhor contactar os correios.

EDIT (29 Dez 2011) – Este Natal fui surpreendido por dois utilizadores do site (Carlos F. e Cristina G.) que me ofereceram um valor simbólico via paypal, como prenda de Natal. Fiquei sensibilizado pela atitude e por perceber que este site é útil a muitas pessoas. Quem quiser seguir o exemplo, é só clicar em Donate e seguir as instruções do paypal. Obrigado a todos!

Next Post

Previous Post

58 Comments

  1. Helena February 13, 2016

    Mais uma vez estou muito grata pela sua iniciativa benemérita !!!

    Os CTT funcionam pessimamente, muitas vezes fornecem informações incorrectas ou não registam o movimento das encomendas, apesar de o seu site estar pronto a usar.

    Se não fosse o sistema de Alerta, não sei onde teria ido parar esta encomenda….
    Da recepção internacional foi descaminhda para Sótão-Viseu… e eu aqui tão perto, na Costa de Caparica !!!

    Como é posssível tantos enganos e descaminhos ???

    O serviço de reclamaçõres não funciona.

    Até hoje, com tantas ocorrências que envergonhariam qualque empresa, nunca fui reembolsada dos danos e despesas acrescidas, nunca fui informada do resultado das supostas averiguações de encomendas “perdidas”, “devolvidas ao remetente” ( e que nunca chegaram a lado nenhum !!! ), das abertas na alfândega com pedido de prova de compra e descrição, uma delas encaminhada para o domicílio com entrega agendada… e… com o interior vazio, apenas a “delicadeza” de me entregarem a etiqueta arrancada ao objecto roubado…

    O serviço de reclamações não funciona, recusaram liminarmente fornecer-me o contacto telefónico dos CTT em Sótão-Viseu.

    Graças à sua aplicação, patente o descaminho da encomenda, depois de pesquizar na internet o contacto telefónico da loja CTT de Sótão- Viseu, telefonei. Prontamente me passaram a chamada para o Centro de Distribuição. Fui muito bem atendida em Sótão-Viseu, confirmaram a recepção e a verificação do erro, asseguraram-me que seria devidamente reencaminhada para a morada de destino, e hoje pude levantar a minha encomenda na loja CTT da Costa de Caparica.

    Em telefonemas. só para o serviço de “reclamações”… , gastei 9,35 euro…:
    para os CTT Sótão-Viseu, foram eficientes, gastei cerca de 2 euro.

    Parabéns pela persistência, eu não aguentaria, e muito obrigada !!!

    • Alex February 15, 2016

      Se lhe serve de consolo, os problemas que relata são comuns a grande parte dos serviços postais internacionais. Os piores exemplos:

      – Correios da América do Sul e Central em peso. Balda generalizada.
      – Royal Mail (sim, esses serviços por que eu tinha tanto apreço andam hoje com uma qualidade de serviço totalmente vergonhosa, resultado de um major layoff e há milagres mas nem sempre);
      – Correios Italianos (parece-me ser um problema estrutural; há décadas que prestam um péssimo serviço; doença crónica);
      – USPS (estes senhores à semelhança de muitos outros desprezam por completo o tracking ID enviado de Portugal, raramente dizem que “sim, senhor, a encomenda foi entregue no destino);

      Dito isto, vou dizer de que país são os serviços postais mais eficientes e brilhantes do universo conhecido e não conhecido…
      Adivinham? … …
      Não?
      COREIA DO SUL!!!

      Eficiência, aprumo, excelência no serviço.
      Recorde alcançado em correio registado: 9 dias!
      Vou repetir: NOVE dias!
      Tempo na alfândega? 2m34s

      Casava-me já com eles.

      • Helena February 20, 2016

        Obrigada pelo comemtário, não me consola saber que há outros serviços que funcionam pessimamente, tal qual o caso dos CTT…

        Mas a informação é útil, de facto é raro que haja informação váida partilhada.

        Posso acrescentar que tenho a melhor impressão dos serviços postais da Tailândia, da Índia, da Turquia (10 dias para correio registado com assinatura exigida para a entrega e tracking number).

        Concordo com a aparente desorganização do ex-exemplar serviço Royal Mail e USPS.

    • Maria José Silva March 23, 2016

      Excelente serviço, nada a apontar.
      Foi a primeira vez que o utilizei e de futuro não mais deixarei de o fazer.

      Infelizmente, o mesmo posso dizer do serviço prestado pelos CTT: enviei uma encomenda internacional para o Luxemburgo, expedida a 24.02.2016 em Penafiel (Porto) e rececionada na China!!! Após alguns alertas, verifiquei que a mesma tinha sido entregue em Pequim (!!!!!) a 28.02.2016, e após quase um mês de troca de e-mails com o serviço de reclamações dos CTT e com o Provedor dos CTT, a encomenda foi finalmente entregue HOJE à sua destinatária (no Luxemburgo).
      É, pois, com muita tristeza, que sou obrigada a concordar que o serviço dos CTT está “uma miséria”…

      Sinceros cumprimentos.

  2. Nuno Moutinho February 13, 2016

    Serviço essencial para se saber onde andam as nossas encomendas, a par de que ja se faz noutros paises, continuem a inovar.

  3. Cleber February 13, 2016

    Prezados, quero agradecer pelo serviço, muito bom. Caso permita queria dar uma sugestão, para quem faz muitas encomendas, uma coisa que faz falta é uma tag que possamos colocar um pequeno resumo 3 palavras sobre o que é o produto comprado. Muito obrigado.

  4. paulo February 15, 2016

    Óptimo sistema de infoirmação/seguimento das encomendas. Parabéns. Faça rápidamente uma app para smartphones que eu compro :) mas por favor não se esqueça do Win Phone, estamos sózinhos aqui a um canto…

  5. Alex February 15, 2016

    Viva.
    Utilizei o serviço para acompanhar uma determinada encomenda.
    Recebi um email deste site dizendo que a encomenda fora entregue com sucesso.
    Porém, quando vou ao site dos CTT vejo que a encomenda ainda está em trânsito.
    Confusion successfully installed. :) Input data required.

    Alex

  6. Alex February 15, 2016

    Quanto ao futuro…
    No futuro, os serviços postais desaparecerão.
    Passaremos a ter uma espécie de pods – assim, tipo, ao lado do monitor – onde se fará a desmaterialização e materialização molecular do objecto.
    Antes disso, a vulgarização de drones, claro.

    Para já o que era mesmo mais bolos, era termos um mapa interactivo de onde param as encomendas no mundo. Perceber as rotas. Para tal, as encomendas levariam um chip minúsculo que comunicariam a sua localização. Uma coisa deste género:
    https://planefinder.net ou deste https://www.radarbox24.com

    Mas como o futuro está atrasado vamos a ideias concretas para este próspero serviço que o Nuno nos presta e neste tocante subscrevo inteiramente o desenvolvimento de uma app. Muitos trackers há no mercado e muitos foram os que testei. Contudo ainda não há assim nada que me ofusque em termos de eficiência. Fico a aguardar.

  7. Teresa February 17, 2016

    A encomenda de Portugal veio registada para a Alemanha. Näo entendi o porquê de só receber informacäo de envio até ao aeroporto de Frankfurt e desde entäo NUNCA mais soube por onde parava a minha encomenda. Acho q os CTT aí näo se sentem alcancados ou na responsabilidade de continuar a informar-me de todo os movimentos da encomenda. De 8 de Fevereiro em diante nem a Deutsche Post sabia dizer onde a minha encomenda se encontrava pois dos CTT näo recebeu qqr indicativo nem novo número.
    Uma vergonha, devo dizer!!! De Espanha vem tudo descriminado: e a partir de q chega à fronteira alemä (destino) recebo IMEDIATAMENTE um novo número p continuar a saber por onde a minha encomenda pára. Levou 13 dias para receber um pequeno pacote de Portugal com correio registado. Grande servico, rápido, econónico e seguro, sem dúvida… se tivesse outra opcäo… esqueceria os CTT.

  8. Helena February 20, 2016

    Muito grata, levantei a encomenta porque o sistema de alerta me avisou, o aviso de recepção nunca apareceu… mais uma vez…

  9. norberto February 25, 2016

    5*****…sempre eficaz. Muito obrigado

  10. Anonymous March 3, 2016

    ***** obrigado++

  11. Rita March 7, 2016

    Gostei muito!
    A encomenda estava a levar muito tempo, e com o mapa consegui perceber o que realmente se passava com a minha encomenda!
    Os CTT sem duvida deviam fazer um contrato consigo, pois isso iria aumentar a satisfação dos seus clientes!

  12. DM March 7, 2016

    Verdadeiramente um grande auxílio e porque não um impulso para
    que os CTT considerem que este processo informativo deva ter a sua compensação.

  13. PM March 8, 2016

    Excelente aplicação e muito útil.
    Obrigado por disponibilizar!
    Para quando uma aplicação para Android? Eu compro!

  14. Mark Pereira March 8, 2016

    Bom dia!
    trata-se de um serviço muito útil e funciona impecável. :) Parabéns e obrigado!
    MArk

  15. joao silva March 11, 2016

    muito bom serviço, muitos parabéns.

  16. Anonymous March 16, 2016

    Para mim não acho nada eficaz visto ser um serviço informatizado e eu saber durante o dia pelo cliente que ja recebeu e só sei pelo site CTT á noite por exemplo esta no site uma encomenda desde 14-03-2016 hoje estamos a 16-03-2016 e segundo o site esta no mesmo sitio por isso eficácia 0%

  17. Humberto March 16, 2016

    Para mim não acho nada eficaz visto ser um serviço informatizado e eu saber durante o dia pelo cliente que ja recebeu e só sei pelo site CTT á noite por exemplo esta no site uma encomenda desde 14-03-2016 hoje estamos a 16-03-2016 e segundo o site esta no mesmo sitio por isso eficácia 0%
    Reply

  18. perceve March 23, 2016

    Boas, sempre me foi continuará a ser super útil, uma vez que nem os ctt, têm este serviço.
    Obrigado

  19. Nuno March 26, 2016

    Olá Nuno,

    É possível verificar se o sistema de tracking está a funcionar?
    Pergunto isto pois à dias inseri para enviar o aviso para o email, mas nunca avisou.
    Hoje testei fazer o tracking de uma nova emcomenda e ao clicar em pesquisar, não funciona.
    Cumprimentos,
    Nuno

    • Nuno Prospero March 26, 2016 — Post Author

      Olá Nuno,
      Obrigado pelo feedback. Houve uma ligeira interrupção técnica na sexta feira, mas ficou resolvida.
      Pode indicar-me o email e o codigo das encomendas que utilizou? Envie para [email protected] que vou tentar perceber o que pode ter acontecido com o seu caso.
      Obrigado!

  20. norberto March 28, 2016

    5***** como sempre muito util…
    Muito Obrigado…

  21. Rogério Caroço March 30, 2016

    Muito boa a App. Fazia já falta.
    Parabéns.
    Só um reparo. A encomenda foi entregue num dia e só no dia seguinte é que recebi a informação da entrega. Pode ter sido por ser numa aldeola.
    Obrigado.

  22. Bruno March 31, 2016

    Bom serviço. Aconselho

  23. Karina April 1, 2016

    Gostava saber onde minha encomenda inviada dia 18 março ,nao tenho cualcer marcassao de shegada ?Encomenda para Rússia RD720406185PT

  24. Octávio April 4, 2016

    Muitos parabéns, é bastante útil e funciona na perfeição!

  25. Rui Liberato April 5, 2016

    olá Sr. Nuno,
    + uma vez a grande utilidade deste serviço “OBRIGADO”
    5 *****

    Cordiais cumprimentos
    Rui

  26. Armando Ferreira April 7, 2016

    Boa iniciativa e óptimo resultado. Muito útil. Parabéns.

    Quando o mapa estiver a funcionar então será de excelência este serviço.

  27. Vítor April 7, 2016

    Grande ajuda para ir sabendo o que se passa com as encomendas.
    Infelizmente não é acompanhado pelos prestadores do serviço.
    Envio encomendas pela empresa em que trabalho para todo o mundo. Até agora eram os CTT os mais competitivos, mas os serviços para o Reino Unido (Royal Mail), Estados Unidos (USPS) e Espanha (Correos) são desesperantes. OS problemas com clientes foram vários. Resolvemos o problema para a Europa com a City Post (subcontrata outros, mas ainda assim é mais rápida e mais barata que os CTT). Infelizmente para os EUA ainda não conseguem superar os CTT…

  28. Miguel Pereira April 11, 2016

    Sem comentarios, apenas perfeito.
    Sempre a melhorar, Muito obrigado.

  29. Tomás April 11, 2016

    Uma boa ajuda.

  30. E Rodrigues Carreiro April 11, 2016

    Estranho é, os CTT’s não terem adquirido este scirpt ao seu autor. São por demais visíveis os benefícios destes ” avisos ” de posicionamento das nossas encomendas, atendendo a que este serviço de correios está de cada vez mais imprevisível. Só esperamos que o BANCO CTT não funcione tão mal como a correspondência…. Pois alevá..

  31. Nuno Prospero April 11, 2016 — Post Author

    Boa noite,
    Os mapas voltaram a funcionar.
    Caso detecte algum erro, todo o feedback é bem vindo :)

    Obrigado

  32. norberto April 12, 2016

    Muito bom como sempre…5*****

  33. Liliana Domingues April 15, 2016

    Muito útil! Obrigada ?

  34. correia April 15, 2016

    Grande treta os ctt pois vai uma encomenda da Nazaré para CPLS Sul para depois vir para viseu….
    grande equipa de ctt ke temos em Portugal e preciso dar a volta a portugal continental para ir para uma terra perto uma da outra

  35. Pedro Campos April 18, 2016

    Parabens. Excelente serviço. O melhor que vi até hoje. Depois de se utilizar uma vez…dificilmente se irá passar sem ele. Consegue colmatar o fraco serviço que habitualmente os CTT prestam.
    MUITO OBRIGADO

  36. Jorge Brites April 18, 2016

    Viva!
    Excelente serviço.
    Tracking completo da encomenda.
    Já está nos meus favoritos e vou divulgar.
    Obrigado!

  37. JOÃO PAULO GOMES April 19, 2016

    Muito Bom. Obrigado pela atenção

  38. Anonymous April 19, 2016

    –Ainda existem, felizmente, coisas bem feitas em Portugal.

  39. Miguel April 28, 2016

    Não conhecia o serviço mas adorei. Obrigado.

  40. Esmeralda Machado April 30, 2016

    Muito útil ! Obrigada

  41. Fátima Horta May 16, 2016

    Já são inúmeras as vezes que utilizo e continuo.
    Obrigado pelo excelente serviço :)

  42. Jefferson Mendes de Souza July 6, 2016

    Boa tarde!

    Gostava de obter informação a respeito da encomenda de código EB060302238BR/ EX116307763PT.

    A mesma foi enviada para ser entregue na Universidade do Minho na cidade de Guimarães. Pelo acompanhamento feito na página do CTT, a informação sob a referida encomenda que se tem é que saiu para entrega em Estoril – Destinatário ausente, empresa encerrada, Avisado na Loja CTT ESTORIL e depois Destinatário solicitou recolha na Loja CTT, Avisado na Loja CTT ESTORIL.

    Solicito esclarecimento por que a encomenda não foi entregue no local de destin abaixo descrito e, se a mesma pode ser encaminhada para ele.

    • Nuno Prospero July 8, 2016 — Post Author

      Boa tarde Jefferson,
      Solicito que entre em contacto com os CTT.
      Nota: removi os contactos pessoais do seu comentário para salvaguardar privacidade.
      Cumprimentos

  43. Liliana Martins August 9, 2016

    Olá bom dia …

    No dia 3 enviaram me uma encomenda de s. pedro do sul (viseu), para caldas da rainha, mas a encomenda em correio registada encontrada parada em – C.O. LOURES-MARL (OLX) -.
    Será que me pode ajudar, supostamente deveria chegar em 3 dias, e já la´vão 4 e nada de encomenda!!!
    E além disso, não arranjo o contacto de – C.O. LOURES-MARL (OLX).

    Liliana M.

  44. carolina resendes September 21, 2016

    EA611190810PT ainda não recebi está encomenda que vem no ctt expresso para santa maria açores

  45. Artur Silva December 9, 2016

    Boa tarde , ando a espera de uma encomenda (EA152894338PT) mas não entendo porque é que foi para Loures depois para o entroncamento que é perto de onde devia chegar e voltou outra para Loures ?

  46. Carlos December 13, 2016

    segunda-feira, 12 Dezembro 2016
    22:54 Expedição – C.O. LOURES-MARL (OLX) –
    21:45 Não Entregue Entrega não efectuada, Aguarda despacho C.O. LOURES – MARL –
    21:13 Em distribuição – C.O. LOURES – MARL –
    20:48 Receção – C.O. LOURES – MARL –
    quarta-feira, 7 Dezembro 2016
    20:44 Reimpressão de rótulo – LISBOA –
    20:44 Receção internacional – LISBOA –
    00:32 Expedição internacional – PARCELFORCE COVENTRY –
    terça-feira, 6 Dezembro 2016
    23:36 Receção – PARCELFORCE COVENTRY –
    quarta-feira, 23 Novembro 2016

  47. Carlos December 13, 2016

    segunda-feira, 12 Dezembro 2016
    22:54 Expedição – C.O. LOURES-MARL (OLX) –
    21:45 Não Entregue Entrega não efectuada, Aguarda despacho C.O. LOURES – MARL –
    21:13 Em distribuição – C.O. LOURES – MARL –
    20:48 Receção – C.O. LOURES – MARL –
    quarta-feira, 7 Dezembro 2016
    20:44 Reimpressão de rótulo – LISBOA –
    20:44 Receção internacional – LISBOA –
    00:32 Expedição internacional – PARCELFORCE COVENTRY –
    terça-feira, 6 Dezembro 2016
    23:36 Receção – PARCELFORCE COVENTRY –
    quarta-feira, 23 Novembro 2016

    Podem me dizer o ke ker dizer este status de encomenda ja liguei pra la e nao me sabem dizer o k se passa com a minha encomenda nem quando vai chegar se vai a alfandega ou nao podem me ajudar pf

  48. NATALHA GALCHENKO January 14, 2017

    Porque sou no Portugal encomenda pequena MENOS 2KG RE690458558UA demora tanto tempo na Alfandega—Quando mando encomenda para Ucrania leva 10 dias—e minha Mae recebe prendas rapidissimo—3 dias levou para chegar no PORTUGAL E PODE FICAR MESES NO ALFANDEGA-SERVICO PESSIMO—NAO PARECE QUE ESTAMOS NA EUROPA -A MESMO NA AFRICA—MAS ACHO QUE LA TRABALHAM MUITO MELHOR

  49. Toplist23.de February 17, 2017

    Todo projeto será acontecimento fundamentado
    no análise das etapas de um projeto, acontecimento bem para seu público alguma
    coisa com extrema qualidade e por profissionais, dispensando as longas filas de espera de projetos. http://Toplist23.de/index.php?a=stats&u=korybudd393233

  50. Sabine Vogt February 28, 2017

    Why you dont send my parcel with the trackingnumber EP127750629PT to Loule-Algarve?
    Until the 3th off January it is on tracking in C.O. Loures-Marl.

    This is a coulered parcel from my Mother
    German Tracking: CY607034861DE
    Inga Elsass
    Am Mühlberg 23
    61348 Bad Homburg v.d.H.
    Germany
    To
    Portugal Tracking: EP127750629PT
    Sabine Vogt – Ladystyle
    Centro Comercial Charlot Loja 38
    Rua Padre Antonio Vieira
    8100-611 Loulé
    Portugal

    I phoned now 3 Times to CTT Correio and evry time they say: We get no answere from C.o. Loures – Marl.
    So you see, I get no reaction from nobody and no help!

    In the next days I will go to my lawyer when I don’t receive my parcel!
    Best regards
    Sabine Vogt
    TLM 966395858

Leave a Reply

© 2024 Nuno Prospero dos Santos

Theme by Anders Norén